Características:
As principais características clínicas e radiológicas incluem a alopecia, perda de gordura subcutânea e osteólise entre outras citadas abaixo. A inteligência não é afetada. A morte precoce é causada por aterosclerose.
Artrose (doença degenerativa das articulações)
- Baixa estatura ou Nanismo;
- Cabelo rarefeito ou ausente;
- Clavícula ausente ou anormal;
- Dificuldades na alimentação no lactente
- Envelhecimento prematuro
- Erupção tardia dos dentes
- Face estreita
- Fenótipo emagrecido
- Hipoplasia (diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos) terminal dos dedos
- Luxação do quadril
- Micrognatia (maxilar inferior [mandíbula] anormalmente pequeno)
- Mobilidade articular diminuída
- Pele fina
- Pilosidade corporal reduzida
- Puberdade tardia/hipogonadismo
- Sobrancelhas ausentes/rarefeitas
- Unhas dos pés finas/hipoplásicas
- Unhas finas/hipoplásicas/hiperconvexas
- Choro/voz anormal
- Fontanela grande
- Lábios finos
- Lóbulo do pavilhão auricular pequeno/hipoplásico
- Osteoporose
O diagnóstico da progeria é fundamentalmente clínico e realizado nas crianças que apresentam os sinais iniciais da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida. Não existe atualmente nenhum exame que certifica o diagnóstico de progeria.
No entanto, o sinal mais constante encontrado nestes pacientes tem sido o aumento da excreção de ácido hialuronico na urina, evento que não pode se relacionar com transtornos endócrinos nem eventos dismetabólicos. Por outro lado, embora não sejam diagnósticos, existem determinados sinais radiológicos e histopatológicos que foram descritos no progeria
Pesquisas:
Cientistas descobriram uma mutação genética que poderia ser a causa do envelhecimento precoce em crianças. Segundo cientistas, o estudo pode levar à descoberta da cura para a doença e também a novas pistas sobre as consequências do envelhecimento em pessoas sadias, mas a doença ainda não tem cura.
Recentemente, atribuem o problema a um gene que controla a estrutura do núcleo celular -estrutura que comporta a maioria dos genes e cromossomos. Essa mutação, encontrada em crianças com envelhecimento precoce, ativa a produção de uma proteína que desestabiliza o núcleo celular, afetando todas as células do corpo, com exceção das cerebrais.
Na disciplina de Genética do departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo foi estudado um caso de progeria em que foi observado ciclo celular mais lento, diminuição da atividade de genes ribossômicos e instabilidade genômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário